quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Roacutan (Isotretinoína)

Hoje faz um mês e um dia que finalizei meu tratamento com a Isotretinoína. Havia prometido para mim mesma que após o tratamento escreveria em meu blogger sobre o mesmo. Tenho 24 anos e desde meus 19 anos sofria com acne de grau 2 (Acne possui graus para quem não sabe),  era muito ruim, até febre eu tinha. Fiz diversos tratamentos com cremes, antibióticos, anti-inflamatórios, e nenhum resultado positivo era obtido. Era vergonhoso, minha acne se localizava nas bochechas, era bem constrangedor. Não possuo fotos da época, até porque só tirava fotos quando tinha passado bastante base, corretivo e pó para disfarçar, o que depois fazia a inflamação piorar.  
Lendo sobre acne vi artigos que descreviam sobre tipos de acne e que algumas pessoas possuíam acne por problemas hormonais. A partir dessa informação fui ao ginecologista que me receitou o anticoncepcional Ferane 35 (Mesmo Diane 35) que seria um tratamento para acne. Depois de 4 meses de tratamento com Ferane 35 senti uma grande melhora, entretanto ainda possuía muita acne. Sempre próximo da menstruação nascia bastante. Passou-se algum tempo e minhas acnes melhoram mais, mais ainda nasciam ao ponto de cicatrizar deixando marcas (os famosos buraquinhos que ficam na pele). Foi então que procurei a dermatologista que me receitou, enfim, o famoso Roacutan (Isotretinoína), mas eu tomava o Isotrat, que era a mesma fórmula e mais barato. Segundo minha dermatologista seriam 7 meses de tratamento e 40 mg ao dia ( 2 Capsulas de 20 mg). De início tive que fazer um hemograma para saber se eu poderia ou não iniciar o tratamento, e recebido o resultado que foi analisado pela dermatologista, iniciei o tratamento. Confesso que tive medo no início do tratamento, pois conhecia uma pessoa que havia feito o mesmo tratamento e que o mesmo possuía diversos efeitos colaterais. Mas a vontade de não ter mais acne foi mais forte e iniciei o tratamento.
No primeiro mês o efeito colateral mais evidente era o ressecamento dos lábios, nariz e olhos e pele. No meu caso o nariz sangrava as vezes, e os lábios sempre muito ressecados, chegavam a ferir. Até para dormir eu usava hidratante labial. No primeiro mês ainda não notava melhora na acne (Lembrando que no primeiro mês eu tomei apenas 20 mg e tive que fazer um novo hemograma para continuar o tratamento. Foi a partir do segundo mês que dobrei a dose, passando a tomar 40 mg ao dia da medicação e repetindo hemograma sempre que acabava dois meses de tratamento). A partir do segundo mês sem muitas mudanças, mas o ressecamento aumentou e usava hidratante corporal também. A partir do terceiro mês senti outros efeitos colaterais como cansaço e insônia. 
Do quarto mês em diante minha acne começou a sumir, minha pele sempre sequinha, sem oleosidade (isso foi bem motivador para continuar o tratamento), entretanto os efeitos colaterais foram piorando, a pele muito sensível, não podia pegar nenhum tipo de calor ou vapor que ficava toda vermelha e com a pele ardendo (Lembrando que desde o início do tratamento evitava pegar sol e usava protetor solar facial e corporal). Do quinto mês em diante eu quis desistir do tratamento, meu colesterol havia aumentado (Ficou em 204 onde o normal seria até no máximo 170, mas não estou bem certa disso. Caso chegasse próximo a 300 eu teria que suspender o tratamento), sentia dores musculares, muito cansaço, sonolência alternando com insônia, o nariz passou a sangrar mais (Passei a usar um gel lubrificante nasal que apesar de incomodo me ajudou muito), enxaqueca, minha imunidade estava baixa. Retornei com a dermatologista e fiz um novo hemograma, (estava disposta a terminar o tratamento, e já não nascia acne), para a minha sorte meu colesterol havia diminuído (Passou de 204 para 154), e então continuei meu tratamento.
Faltavam apenas dois meses para finalizar meu tratamento. A minha pele estava extremamente sensível, ao ponto de que um pouco de exposição sol ( Isso dentro do carro) queimou um pouco a minha pele, deixando-a muito avermelhada e quente, mas voltou ao normal depois. Acne, já não nascia mais, a pele sempre seca, em compensação o cabelo também havia ressecado bastante. Os lábios sempre estavam feridos e ressecados e passei a usar Bepantol nos lábios, o que ajudava muito no ressecamento até do corpo. Os efeito colaterais mencionados anteriormente só pioraram e para variar comecei a me sentir triste e chorava todos os dias, até quando não tinha motivos para chorar (Acreditem, chorei até no cinema com um filme de comédia). Enfim o sétimo e último mês de tratamento havia chegado, eu sempre estava muito indisposta e com o emocional abalado, as dores no corpo havia diminuído, mas quase sempre sentia fortes dores na lombar, tinha dificuldades até para andar. Infelizmente tive uma crise de amigdalite que eu fiquei bem mal, e devido a minha imunidade estar muito baixa (a medicação diminui os glóbulos vermelhos e brancos) eu tive que suspender a medicação faltando apenas doze dias para o término do tratamento. 
Após um mês sem a medicação ainda não tenho acne, a oleosidade na pele voltou (Bem pouca), os lábios, olhos e nariz ainda ressecam um pouco, mas nada demais. A pele ainda ta um pouco seca e nos meus braços ainda tem umas manchinhas brancas que durante o tratamento, segundo a dermatologista, a pele por ressecar muito, descamava, e originavam essas manchas, e eu usava dexametasona para ajudar. Segundo a dermatologista, elas vão sumir. Nenhuma acne nasceu até agora, mas a dermatologista me deixou ciente que é raro, mas em alguns casos a acne volta. O choro cessou também (risos).
Bom, em resumo essa é minha experiência com a Isotretinoína. Apesar de todos os efeitos colaterais estou muito satisfeita com o resultado. Vale ressaltar que os efeitos colaterais variam de pessoa para pessoa e que o tratamento é muito eficaz. Caso minhas acnes voltasse eu não seria se faria o tratamento de novo, mas não me arrependo de ter feito e até indico, entretanto faço questão de falar sobre os efeitos colaterais, é preciso conhecimento antes de iniciar um tratamento tão delicado como esse. 
Queria deixar umas observações onde minha dermatologista foi muito negligente e por pouco (e muita sorte) não fiquei com sequelas.
* PROIBIDO FAZER TATUAGEM
(A medicação diminui a capacidade da pele de fazer uma boa cicatrização, deixando marcas. Por pouco não fiz a minha tatuagem, a qual a mesma iria ficar toda deformada.)
*PROIBIDO DEPILAÇÃO COM CERA (FRIA OU QUENTE)
(A pele fica muito fina e vai ferir. Fui tirar minha sobrancelha com cera quente e feriu. Minha sorte foi ter parado o processo com cera logo que ficou vermelha e quis ferir minha pele e logo em seguida Bepantol e protetor solar. Nesses casos queima a pele e a mesma fica escura.)

Abaixo uma foto minha após o tratamento (Sem maquiagem):



9 comentários:

  1. Amei oq vc escreveu. Vai fazer uma semana q estou usando o isotrat e tipo, n vi mudança nenhuma rs ate pq sei q ta cedo. Mas a minha preocupaçao era grande e depois d ler tudo oq vc disse e nananan aliviou mto. Vlw

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jessica. Há tempos não via meu blog, fico feliz em saber que minha postagem sobre o Roacutan foi útil pra você. Abraços e boa sorte com o tratamento.

      Excluir
  2. oi tudo bem?tem quase um mes que tomo esse remedio mastem alguns dias q nao durmo isso é normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Viviane. Eu me recordo de insônia sim, esse tratamento possui muitos efeitos colaterais. Lhe aconselho a sempre falar tudo ao seu dermatologista, pois até a sua alimentação será mais restrita. Já tem dois anos que finalizei meu tratamento. Hoje em dia é muito raro nascer alguma acne em meu rosto, é sacrificante, mas vale a pena esse tratamento. Boa sorte. Abraços.

      Excluir
  3. Engraçado q no meu tbm... Faltando 2 meses estou tendo uma crise de amigdalite... N suspendi o remédio ainda... Mas acho q vou

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu tambem aconteceu a mesma coisa. Faltando 2 meses deu uma crise amigdalite muito forte, com bolhas na garganta. O resultado é bom mas ocorre mesmo essa baixa na imunidade

      Excluir
  4. Oi.. gostaria de saber se arrisco tomar estando com a imunidade baixa.. ela está em 94.000 mas a dermatologista disse que não afeta. Oq eu faço? Quero mto tomar mas tenho receio por causa da imunidade baixa.

    ResponderExcluir
  5. A questao da tatuagem, bom, segundo meu dermatologista não e recomendado fazer durante o tratamento. Se por ventura o tratamento acabar e você desejar se tatuar terá que esperar um tempo determinado, mo meu caso 3 meses.

    ResponderExcluir
  6. minha grande duvida é essa> questão da tatuagem, vou começar tratamento e estou com uma tatuagem para outubro marcada, acho que vou ter que adiar!

    ResponderExcluir